GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E ECONOMIA CIRCULAR É DESTAQUE NO HIDROSFERA 202

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E ECONOMIA CIRCULAR É DESTAQUE NO HIDROSFERA 202

Boa prática relacionada diretamente na gestão sustentável dos resíduos gerados e na excelência da operação é destaque no Relatório de Sustentabilidade Hidrosfera 2022 da GS Inima Brasil

Para melhor gerenciar sua cadeia de resíduos sólidos, a SANAMA – Saneamento da Alta Maceió, do Grupo GS Inima Brasil, vem firmando sólidas parcerias para tornar-se uma empresa de lixo zero.

A prioridade é dada às alternativas de reutilização em detrimento da disposição final em aterros sanitários e desenvolve-se e fomenta-se iniciativas de economia circular na região, uma vez que apenas 23% das tipologias de resíduos não possuem alternativas de reciclagem.

As parcerias com fornecedores locais têm gerado renda para os moradores, além de incentivar atividades de reciclagem, ressocialização, compostagem e agricultura familiar. Um indicativo significativo desse movimento: em comparação com 2020, a SANAMA diminuiu em 64% a geração do lixo comum encaminhado ao aterro regional.

A SANAMA possui vínculo com as cooperativas de coleta de resíduos recicláveis na reutilização de madeira e de sobras de obras de alvenaria na Fábrica da Esperança da Secretaria Estadual de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), assim como na reciclagem de brita e de areia do entulho produzido nas obras de rede na Usina de Reciclagem do Aterro Municipal de Maceió. Em 2021, firmou parceria com a comunidade agroecológica da região, a Oasis (CSA Oasis), para a doação do resíduo de poda de jardinagem da ETE Benedito Bentes. A CSA Oasis recebeu 102m³ de resíduos para cobertura vegetal dos seus canteiros.

Além desses materiais, foram destinadas cerca de duas toneladas de recicláveis como plásticos, papéis e metais para as cooperativas locais, auxiliando na composição da renda de cerca de 30 famílias na região da Alta Maceió. Além disso, a SANAMA fez uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da qual se estuda formas para aproveitar o subproduto do tratamento de esgoto. Uma das ideias em pauta é transformar o lodo em substrato para produzir mudas de árvores nativas do estado.